Nossa igreja de “Panaghya Tsambika”, conhecida na região, simplesmente como “Igreja dos Gregos”, segue em frente com sua recuperação e conservação, apesar das dificuldades econômicas que isso gera para o Pe. Nectarios Rosatto, a Ir. Makrina e a pequena comunidade que tomou a empreitada em suas costas.
Mas é a força da fé e a filosofia cristã desta comunidade, que diariamente incentiva seus membros a tornar possível o impossível.
Como todos sabem, os recursos não provêm de nenhuma verba oficial por sua qualidade de patrimônio tombado, tampouco provêm de qualquer contribuição ou ajuda da Igreja (instituição). Os recursos provêm diretamente do povo de Lins, dos comerciantes que apoiam com suas doações em cada evento, com os seus anúncios em nosso periódico, com o trabalho braçal de cada membro da comunidade; das pequenas (mas importantes para nós) doações que ocasionalmente recebemos daqueles que entendem a importância desta titânica empreitada.
Esta semana, ante o deterioro de três anos, a pintura exterior, e graças ao pequeno evento da pastelada no mês passado, estão sendo pintadas as escadarias e a explanada exterior da igreja.
É para nós uma grande alegria ver que continuamos avançando, terminando não só novos trabalhos de restauração, mas também a renovação e conservação daqueles que já foram realizados.
Pe. Nectarios, e Jacinto Oliveira, membro ativo da nossa comunidade, que fizeram todo o trabalho. Parabéns pelo exemplo!