Assinatura do Convênio Prefeitura-FMC

Esteve em Lins, na última sexta-feira, 18 de maio de 2012, o Monsenhor Theodoro A. A. de Oliveira, fundador do Instituto dos Filhos e Filhas Misericordiosos da Cruz, sediado em Votorantim/SP, com quem a Secretaria de Desenvolvimento Sustentado negociou a reforma do prédio, móveis e detalhes da arquitetura Ortodoxa que se perderam com o tempo e a restauração dos ícones pintados em todo o interior da “Igreja dos Gregos”, como ficou conhecida em Lins. Monsenhor Theodoro veio acompanhado de dois noviços que residirão em Lins e que tomarão conta do templo. Após reunião com o secretário Israel Alfonso, quando trataram dos detalhes da aplicação do convênio já aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Casadei. O secretário Israel explica que “acertamos com o Monsenhor a contratação de serviços de pedreiros, calheiro, marceneiro, vidraceiro, pintor e demos início aos trabalhos de recuperação do imóvel, que serão inteiramente pagos pelo Instituto. O restauro da iconografia é bastante caro e já está em execução, também custeado pelo Instituto. Os monges que residirão aqui, além da manutenção, irão receber turistas e estudiosos da cultura bizantina, em horários que serão divulgados pela SEDESU através de folhetos”.

A Prefeitura fará o plantio de 17 oliveiras ao redor do templo e manterá limpo o espaço verde existente na frente do templo pela COMPOR. A DINETUR colocará placas marrons de orientação aos visitantes. A Prefeitura se responsabilizará, também, pelas contas de água e energia.

Em homenagem ao Poder Legislativo, que tem apoiado as iniciativas da Prefeitura que visam ao desenvolvimento turístico da cidade, o convênio foi assinado no gabinete do presidente da Câmara Edgar de Souza [atualmente Prefeito Municipal] que destacou a importância desse evento que permitiu nascer em Lins um novo atrativo turístico e cultural e a recuperação de um patrimônio importantíssimo que estava se deteriorando pelo abandono de anos. Edgar elogiou a iniciativa do prefeito Casadei e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentado pelos anos de difícil negociação que, com o convênio assinado, “tornou realidade um sonho de muitos linenses que não se conformavam com a deterioração daquela verdadeira obra de arte e queriam vê-la recuperada e preservada”, concluiu Edgar.

 

assinatura convenio Prefeitura-FMCna foto, (E-D) Edgar de Souza, Israel Alfonso e Monsenhor Theodoro, durante a assinatura do convênio