O Progresso | Comenda para o sr Stefano Eleutheris Vassiliadis

O Progresso nº 4251, 25 de julho de 1961

Dom Ignatios, Bispo Ortodoxo, em visita a Lins
Foi S. Excia. Revma. portador de uma Comenda para o sr Stefano Eleutheris Vassiliadis

“Unidos todos, sob um só Cajado — o Cajado de São Pedro, em Roma — possam os Cristãos vencer as forças malignas”

Este domingo nesta cidade, tendo oficiado uma missa solene na Igreja Ortodoxa, na Vila Jardim Campestre, o Revmo Dom Ignatios Ferzeli, Bispo do rito oriental, em São Paulo. S. Excia. veio, especialmente, para entregar ao sr Stefano Eleutheris Vassiliadis, uma Comenda conferida pelo Patriarca do Oriente, em reconhecimento aos serviços prestados à Igreja por este cavalheiro, há muito radicado em nossa cidade.

Ao meio-dia realizou-se um almoço no Restaurante Artioli, ao qual compareceram S. Revma., os três sacerdotes que o acompanham, numerosos membros das colônias grega e sírio-libanesa desta cidade e ainda pessoas gradas da nossa sociedade.

O ágape decorreu num ambiente de cordialidade, tendo, sucessivamente usado da palavra os seguintes comensais: sr Abdo Arbex, prefeito Dr Gilberto Siqueira Lopes, deputado Moysés Antonio Tobias, vereador Alcides Ramos Antunes, vice-prefeito Dr Luiz Noronha e vereador Miguel Antonio Zarvos. O homenageado em admirável discurso de agradecimento, reportou-se ao “louvável esforço que está desenvolvendo Sua Santidade o Papa João XXIII, para a necessária unificação das Igrejas Cristãs”, recebendo S. Excia. Revma., por estas palavras, calorosa salva de palmas.

Por fim, em nome do sr Stefano Eleutheris Vassiliadis, o Dr Paulo de Magalhães proferiu as seguintes palavras de agradecimento:

“Deu-me o meu dileto amigo sr Vassiliadis a incumbência, inegavelmente honrosa de, em seu nome, agradecer a distinção que lhe conferiu V. Excia. Revma. Sr Dom Ignatios, ofertando-lhe uma medalha comemorativa do templo ortodoxo, o primeiro que se ergue na zona noroeste do Estado de São Paulo. Mandou construí-lo às suas custas exclusivas o nosso referido amigo sr Stefano Vassiliadis, sem medir sacrifícios, o que bem revela a intensidade da sua fé. Professo, como sabem os meus concidadãos, a Religião Católica Apostólica Romana, que é mãe placentária de todas as religiões cristãs. Não me sinto entretanto tolhido para exprimir a minha simpatia pessoal e os sentimentos de gratidão do sr Vassiliadis ao eminente hierarca da Igreja Greco-Ortodoxa, ora em rápida visita aos seus fieis desta cidade.

Nesta quadra da vida da humanidade em que se procura concretizar um sonho que já é velho da reunião de todos os irmãos errantes, estes fatos de nos encontrar-nos aqui juntos quem sabe já não se pode contar como uma providencial contribuição, modesta, embora, para o objetivo da confraternização?

Os espíritos de maior responsabilidade no ecumeno cristão sopesam os enormes perigos que para a fé, a prática, a liberdade religiosa representa a tremenda pressão que lhe desencadeia uma ideologia de fora, obstinada e tenaz, sem pátria e sem Deus. Com o seu vigor mental e sua autoridade no âmbito Greco-Ortodoxo, possa Dom Ignátios concorrer para que, em futuro próximo sejam apagadas as linhas que a bastante tempo já, separam as diversas comunidades cristãs. E, unidos todos, sob um só cajado, o cajado de São Pedro, de Roma, possam os cristãos, pelos séculos vindouros, opor-se e vencer as forças malignas que procuram em vão malferir a obrar eterna do Criador. Bebamos a saúde de Dom Ignátios”.

 

1961-4251-25-07 (1)visita D. Ignatios