Igreja dos Gregos será o primeiro imóvel a ser tombado em Lins

Igreja dos Gregos será o primeiro imóvel a ser tombado em Lins

Templo foi inaugurado em 1957

Na terça-feira, 19, ás 16h30, será realizada a cerimônia de tombamento do Templo Ortodoxo Grego “Ayá Tsambica”, mais conhecido como “Igreja dos Gregos”. Este será o primeiro imóvel a ser tombado no município.

A ideia de preservar os patrimônios históricos de Lins surgiu em meados de 2005, após alguns alunos do Instituto Americano de Lins terem vencido um concurso nacional chamado “Tesouros do Brasil” (patrocinado pela Fiat Automóveis com apoio da Unesco, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e do lphan -Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com um trabalho sobre o templo linense.

Para que o Tombamento se tornasse realidade, foi criado, em maio de 2006, o COMDEPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental). Esse conselho, formado por 11 membros, representantes da Diretoria Municipal de Apoio Técnico, Diretoria Municipal de Cultura, Diretoria Municipal dos Negócios do Turismo, Camara Municipal, Procuradoria Geral do Município, Sociedade Civil, OAB, Universidades locais, docente do curso de História e Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, realiza reuniões a cada 15 dias desde sua fundação e, após tomar todas as providencias necessárias, finalmente conseguiu tornar realidade o tombamento do imóvel, ou seja, impedir que venha a ser destruido ou descaracterizado.

 

Uma história de fé e amor

O templo “Aya Tsambica” foi construido graças a Stefano Vassiliadis. Terceira geração de imigrantes gregos que se estabeleceram em Lins, Stefano desembarcou no Brasil em 1951, vindo da cidade de Arcanjelo, na ilha de Rodhes, na Grécia. Nascido em 23 de fevereiro de 1923, Stefano era filho de Cryssanti Zarvos Vassiliadis e Eleutério Vassiliadis. Ao chegar, prometeu reverter o dinheiro ganho em colheitas de arroz na construção de uma Igreja em honra à padroeira de sua terra natal, Tsambica, que ele acreditava ter intercedido milagrosamente no sucesso da empreitada. Esta santa também era muito venerada por sua mãe que havia recusado o convite de imigrar para o Brasil com o filho, porque em nosso pais não havia igrejas ortodoxas que permitissem sua religiosidade. Assim, por sua fé a santa e amor à mãe, Stefano deu inicio as obras do templo em 1957. A inauguração, com grande pompa foi realizada no dia 7 de Setembro de 1958. Graças à construção da Igreja, sua mãe aceitou imigrar para o Brasil. Stefano faleceu em seis de março de 1997, em San Ignácio, um vilarejo do Paraguai.

 

IGREJA DOS GREGOS: Dia 19, às 16h30 haverá solenidade de tombamento do Templo Ortodoxo Grego “Aya Tsambica” (Igreja dos Gregos) pelo Comdephac (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural).