Jornal Ellás | Panighiri em Lins

Jornal Ellás, setembro de 2007

Panighiri em Lins

O tombamento da igreja bizantina Aghiá Tsambica será comemorado nos dias 7 e 8 de Setembro e terá Sabor de Grécia. Música, Culinária e Danças tradicionais gregas fazem parte da programação. O evento é promovido pela Coletividade Helênica de São Paulo e a Prefeitura Municipal Linense.

 

Caravana para Lins

O tombamento histórico da primeira igreja ortodoxa grega construída no Estado de São Paulo terá panighiri e palestra.

As comemorações em Lins, uma cidade do noroeste paulista, terão Sabor de Grécia. Música, Culinária e Danças tradicionais gregas fazem parte da programação a ser realizada nos dias 7 e 8 de setembro, em evento promovido pela Coletividade Helênica de São Paulo e a Prefeitura Municipal Linense.

A “igreja das gregos”, como é conhecida em Lins, é a primeira igreja ortodoxa grega construída no Estado de São Paulo. Considerada uma pérola bizantina no Noroeste Paulista, começou a ser edificada em 1957 e foi inaugurada em 8 de setembro de 1958, por Stéfano E.Vassiliadis – um imigrante grego de Arcangelos, um pequeno povoado da Ilha de Rodhes.

Dessa forma, Vassiliadis cumpriu a promessa realizada à sua mãe e à Aghiá Tsambica de construir um templo ortodoxo grego, réplica exata do existente na Ilha de Rodhes, em solo brasileiro. Nascido em 23/02/1923, filho de Cryssanti Zarvos Vassiliadis e Eleutério Vassiliadis, chegou ao Brasil no dia 2 de abril de 1951. Instalou-se em Lins e pouco a pouco trouxe a família: mãe, esposa e filhos. Faleceu em 6 de março de 1997, em San Ignácio, um vilarejo do Paraguai.

A exemplo do acontecido em 1957 e 1958, quando uma caravana de gregos residentes na capital foi a Lins para a inauguração da igreja, as comemorações do tombamento marcadas para setembro também contarão com um grupo de imigrantes e descendentes gregos. Eles irão à cidade para manifestar sua gratidão ao povo Linense por ter preservado o monumento histórico tão caro à memória e cultura helênica. Os interessados em participar do evento poderão obter mais detalhes na secretaria da Coletividade.

 

PROGRAMAÇÃO

7 de setembro

20horas – Abertura oficial

20h15 – Apresentação de audiovisual sobre a Ilha de Rodhes, Grécia e o histórico da construção da Igreja de Lins – Marina Zarvos Ramos de Oliveira

20h25 – Aspectos históricos do Cisma de Constantinopla – Helena Zarvos

20h35 – Palestra “Ícones bizantinos e o Sagrado na Grécia” – Vera Couto

21h00 – Coquetel

 

8 de setembro

17horas – Missa ortodoxa na igreja de Aghia Tsambica

18horas – Abertura do panighiri – festa de rua típica grega, com barraquinhas de comidas típicas.

Apresentação do conjunto musical “Olímpia”

Apresentação de danças tradicionais e populares gregas com o Grupo Zorbás