Correio de Lins | CARTA DO LEITOR – Igreja dos Gregos, pérola no coração linense

Correio de Lins, 2 de julho de 2013

CARTA DO LEITOR

Igreja dos Gregos, pérola no coração linense

Com grande alegria e desafios assumimos a missão na Igreja dos Gregos (templo Ortodoxo), mas agora zelado por nós religiosos bizantinos católicos e em plena comunhão com o Santo Padre, preservamos nosso carisma e espiritualidade bizantina que reflete os primórdios e o patrimônio oriental sendo a base para toda a nossa catolicidade com suas várias tradições e ritos na vida da Igreja do Oriente e do Ocidente.

Já o nosso saudoso Papa Beato João Paulo II, afirmava em sua exortação apostólica “Luz do Oriente” que urge que todos os cristãos conheçam, venerem e aprofundem a tradição dos orientais, pois ele mesmo tendo raízes eslavas sempre incentivou todos do clero e os leigos a tal aprofundamento nessa espiritualidade que não é nova, mas tão antiga e sem a mesma não teríamos os dogmas (verdades de fé) referentes ao Cristo e a Mãe Deus que celebramos em nossas Liturgias.

A Igreja esteve fechada por tantos anos, sob o pó e sob o olhar longínquo de muitos que passavam com curiosidade e apatia, mas agora temos a graça de termos um sacerdote (Pe. Nektários), Ir. Macrina […], que colaboram no árduo restauro deste antigo templo. […]

Nossa missão não tem uma índole pastoral, pois não somos uma paróquia diocesana, mas um templo (santuário) que deseja acolher a todos através das preces do Oriente Cristão e do modo próprio de celebrar a Santa Missa (rito bizantino católico) em profunda comunhão com as verdades de fé proclamadas por toda a Igreja.

O carisma de tais religiosos em Lins na Igreja dos Gregos é aquele de evangelizar através da iconografia e da arte, pois há muitos modos de evangelização e o modo paroquial não é o único onde se encerra a plenitude dos carismas e dos talentos. Urge sair das próprias muralhas e vivenciar aquilo que diz respeito nossas raízes cristãs e nossa identidade, una, santa, católica e apostólica. Tais religiosos […] aí permanecerão até nossa palavra contrária, pois em meio à chuva, ao vento e algumas apatias continuam sua missão trabalhando pela glorificação da Trindade Santa e não sob interesses aduladores humanos. Todos os leigos são bem-vindos e serão bem acolhidos na simplicidade e no silêncio da Virgem Tsambíka (aquela que emite raios) e que grita ao povo linense para que tenham zelo pela casa do Pai. Nossa bênção e gratidão no âmbito municipal e local e a toda a Comunidade e contamos com vossa ajuda fraterna.

[…]

PARA COLABORAR:
Miguel Antonio Rosatto (Pe. Nektários)
Banco Santander — Ag. 3595 – C/P. 60-003948-6

CONTATO:
Igreja dos Gregos – “Virgem Tsambíka”
Rua Campos Sales, 980 – Jardim Campestre
Fone: (14) 35221162