Panaghya Tsambika como ícone

A PLATYTERA

Platytera significa “O Sinal”. Este ícone, como característica, apresenta a Santíssima Virgem Maria em atitude de oração. Em seu peito está o menino Jesus. Este ícone também é interpretado como “A Virgem Sacrário”. O desenvolvimento desta iconografia baseia-se na profecia de Isaías 7,14: “Por isso, o próprio Senhor vos dará UM SINAL: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco”.

É um ícone da Santa Mãe de Deus, olhando diretamente para o espectador, normalmente retratada de corpo inteiro, ou também de meio corpo, com as mãos na posição “orans” (do latim, oração) e com a imagem de Cristo como uma criança na frente de seu peito, também olhando diretamente para o espectador. Às vezes, a imagem de Cristo está contida em um medalhão. Poeticamente, por conter o Criador do Universo em seu ventre, Maria se tornou “Platytera ton ouranon” (Πλατυτέρα των Ουρανών) que significa: “Mais vasta que os céus”. A Platytera é frequentemente colocada na abside acima do altar.

O ícone retrata a Santa Mãe de Deus durante a Anunciação, no momento em que disse: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1,38). A imagem do Menino Jesus representa-o no momento de Sua concepção no ventre da Santíssima Virgem. Ele é representado não como um feto, mas vestido em vestes divinas e muitas vezes segurando um pergaminho, símbolo de Seu papel como Mestre. Às vezes Suas vestes são douradas ou brancas, simbolizando a glória divina; às vezes elas são azuis e vermelhas, simbolizando Suas duas naturezas. A representação da Santíssima Virgem Maria com as mãos levantadas em oração é de origem muito antiga na arte cristã. No mausoléu de Sant’Agnese, em Roma, há uma representação do séc. IV que representa a Santa Mãe de Deus com as mãos levantadas em oração e o menino Jesus sobre seus joelhos.

 

O TÍTULO “PANAGIA”

Panagia (em grego: Παναγία, também transliterado por Panayia ou Panaghya), é um dos títulos de Santa Maria, a Santa Mãe de Deus, usada especialmente no Catolicismo Oriental e no Cristianismo Ortodoxo.

Na maioria das igrejas gregas dedicadas à Santíssima Virgem Maria, ela é chamada Panagia; a designação cristã ocidental padrão de “Santa Maria” é raramente usada no Oriente, uma vez que Maria é considerada a mais santa de todos os seres humanos e, portanto, possui um status mais elevado que os santos.