5ª Grande Festa/2018 – agradecimento

Hoje quero agradecer especialmente à nossa comunidade.

Tanto àqueles que estão desde o início deste difícil “resgate”, como àqueles que se juntaram mais tarde, e também àqueles que recentemente colocaram as costas para ajudar a carregar este fardo pesado de salvar esta casa de Nossa Senhora, mas que também é um patrimônio cultural e histórico. Todos somos um, sem distinções no momento do trabalho.

O esforço em todo esse tempo tem sido enorme, porque os membros desta comunidade assumiram e carregam a responsabilidade sobre seus ombros, que, sendo obrigação de seus legítimos representantes, as delegaram ao povo, como sempre. Mas todos nós já sabemos disso.

Eu quero que a população de Lins lembre-se que não são apenas as nossas mãos, do Pater Nectários e minha, na restauração que estão tornando este milagre possível. A “igreja dos gregos” está muito boa sim! Estamos salvando-a pouco a pouco, sim!

Mas, quanto sacrifício e quanta perseverança está custando para essas pessoas que nos acompanham sem medir esforços?

O que alcançamos está à vista de todos. O que não conseguimos, também está à vista de todos.

Neste ano, a igreja celebrou seu sexagésimo aniversário de resistência à sua movimentada história de forma humilde e quase despercebida pelas maiorias e por todos aqueles que realmente poderiam ajudá-la, com eficácia e pouco esforço.

Mas algumas pessoas, que sempre estiveram e ajudaram nesta jornada difícil, se tornaram uma parte viva de sua história; e eu digo com certeza que Nossa Senhora vai abençoar cada um de vocês e suas famílias, da mesma maneira que Ela abençoou Stefano Vassiliadis com mais de uma colheita.

Deus cuidará do restante desta história.

Obrigada, muito obrigada, querida comunidade e diáspora de Panaghya Tsambika!