Especialis​ta em Projetos de Restauro esteve em Lins

Convidado pelo Secretário Israel Alfonso, da Secretaria de Relações Institucionais – SERIP, esteve em Lins, neste sábado, 19/10, Norton Ficarelli, especialista em avaliar as possibilidades e montar projetos de restauro e culturais com financiamento da Lei Rouanet e o PROAC – Programa de Ação Cultural.

O objetivo da visita foi conhecer alguns projetos de interesse da cidade e avaliar a possibilidade de financiamento através dos recursos que as empresas recolhem ao tesouro federal e estadual.

Acompanhado do Gerente de Convênios e Projetos da SERIP, João Cezar Ferreira e do Presidente do CONDEPHAC, Lucas José R. Martins Júnior, o Secretário apresentou ao visitante a capela da Santa Casa, a Maternidade Jovyra Sodré, a Rua Ceará, as ruínas da igreja existente na Rodovia Mário Covas, nas proximidades do Rio Feio, o Museu Histórico e Arqueológico e a Igreja dos Gregos Virgem Tsambika.

“Nosso principal objetivo era mostrar a ‘Igreja dos Gregos’, considerada uma joia por Norton”, diz Israel, “e creio que teremos um belo projeto para ela. É impressionante o valor que os especialistas dão a essa igreja que é um privilégio para a nossa cidade, por sua importância artística e arquitetônica. Daí, a importância em se conter a deterioração que, infelizmente continua, dos ícones ainda não recuperados. Por outro lado, queríamos conhecer a potencialidade dos outros possíveis projetos visitados”.

Durante a visita à igreja dos gregos, Norton viu um relatório fotográfico feito pelos religiosos argentinos que estão trabalhando no restauro, a Irmã Makrina e o Padre Nektários e ouviu deles os planos para a reconstrução do Mosteiro e da criação de um ambiente grego no pátio, bem como a publicação de um livro relatando todo o trabalho e contando a história da igreja.

“Tudo isso será analisado, disse Ficarelli e vamos transformar em vários projetos que levaremos às empresas para que financiem a implantação dos mesmos, pois a igreja é um patrimônio muito valioso e precisa ser cuidado e divulgado”.

Os demais prédios e a Rua Ceará dependem de definições da comunidade, mas representam boas possibilidades de projetos.

Fonte: SERIP/CODEC- Coordenadoria de Comunicação