Debate | Igreja dos Gregos será entregue à Prefeitura

Igreja dos Gregos será entregue à Prefeitura

O templo ortodoxo antioquino, conhecido como Igreja dos Gregos, fechá há anos, será entregue à Prefeitura em comodato de 20 anos, com possibilidade de renovação por mais 20. A Prefeitura poderá utilizá-lo para fins culturais e como atrativo turístico e investir na preservação do único prédio tombado no município, até agora.

O acordo foi fechado na quinta-feira, dia 1º, depois de um encontro entre o secretário municipal de Desenvolvimento, Israel A. Alfonso, e o arcebispo da arquidiocese Católica Ortodoxa Antioquina para todo o Brasil, Dom Damaskinos Mansour, que estava acompanhado de membros de sua assessoria, Valter Boulos, Roberto Carbariti e Salvador Dohir (foto).

Israel salientou a importância daquele templo como referência da presença da comunidade grega na vida da cidade e disse que o templo foi incluído no roteiro de templos religiosos da cidade.

O arcebispo Dom Damaskinos disse que a distância de São Paulo e o fato de não existirem fieis na cidade e região dificultam a ação da arquidiocese.

O próximo passo é a redação de documentos que oficializem as negociações antes da remessa de projeto de lei à Câmara pelo prefeito Casadei.

Debate 06-03-2012