VISITA DE NOSSO EPARCA GRECO MELQUITA CATÓLICO A LINS

DSC02149No passado dia 8 de abril, como previsto, recebemos a visita de nosso Eparca Greco Melquita Católico para todo o Brasil, V. Ex. ª Rev.mª Dom Joseph Gebara, que estava acompanhado pelo Rev. Pe. Souhail Dib Issa. Em três anos, esta é a segunda visita de um Eparca que recebemos em nossa missão em Lins. A primeira foi por ocasião da reinauguração da igreja em 8 de setembro de 2012, da qual participou V. Ex. ª Rev.mª Dom Fares Maakaoum, atualmente arcebispo emérito, que naquela ocasião, celebrou a Divina Liturgia de São João Crisóstomo em “Panaghya Tsambika” e na Catedral de Lins.

O encontro com nosso bispo diocesano, V. Ex. ª Rev.mª Dom Irineu Danelon, desenvolveu-se em clima de amizade e fraternidade muito especial.

É necessário destacar que nossa Diocese de Lins é caracterizada por ser, inusualmente, receptora e acolhedora das Igrejas de Rito Oriental que compõem a família da Grande Igreja Católica Apostólico.

Isto não é comum em todas as dioceses, e nem para a grande maioria do povo católico, ou mesmo para a maioria das autoridades eclesiásticas, mas se nos lembrarmos das palavras que nos foram dadas em Mt 28,19-20 — “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi” — nos fazem refletir imediatamente sobre a empreitada missionária e unificadora que nos foi confiada. O encontro dos diferentes grupos de nossa Santa Mãe Igreja Católica e Apostólica, não é outra coisa que o encontro das diversas comunidades constituídas por toda a face da terra, com seus costumes, tradições e ritos, resultado do cumprimento daquela ordem por parte dos apóstolos.

Em um corpo saudável, todos os seus órgãos se complementam e cumprem sua função vital, sem rejeitarem-se uns aos outros, assim, a própria natureza com a qual fomos criados, nos mostra quais devem ser as ações da Igreja, sendo Una, Santa, Católica e Apostólica. Um só corpo. Todos sabemos que dificilmente o idealismo teórico condiz com a realidade e, a maior parte das vezes, não apenas não condiz, como que facilmente se converte em prosaísmo profano, por isso, é notável esta atitude de nossa diocese.

Chamarmo-nos Católicos tem um caráter sério de compromisso, que na atualidade, ou é ignorado de forma professada por interesses terrenos, ou é desconhecido por real ignorância. A palavra Católico (καθολική – katholikos de katholou) refere-se a todos os países, a todos os momentos, a todas as pessoas ou a todas as coisas. Ou seja, Universal.

Ser Católico, ou dizer-se Católico, é estar professando uma filosofia que reconhece em igualdade todos os povos, todos os grupos étnicos e todas as pessoas, e esta palavra, os Padres da Igreja já vinham usando livremente, no que podemos chamar, seu sentido primitivo, e não ainda eclesiástico.

A expressão “a Igreja Católica” (he katholike ekklesia) é encontrada pela primeira vez na carta escrita por São Inácio de Antioquia dirigida ao povo de Esmirna por volta do ano 110 d.C. É dito: “Onde quer que se apresente o Bispo, ali esteja também a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da Igreja Católica [katholike].”

Por isso, deduz-se facilmente, que todo “verdadeiro cristão” é católico. Esperamos com fé, que nesta visita, nossa Eparca, V. Ex. ª Rev.mª Dom Joseph Gebara, através de seus encontros com o bispo local e a comunidade, tenha levado consigo uma imagem de uma verdadeira prática “Católica”, mais que de um moderno ecumenismo. Damos graças a Deus por esta visita.